A Semana de Integração dos calouros do curso de Letras (2011.2) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – campus Nova Iguaçu, organizada pelos integrantes do Centro Acadêmico de Letras, tinha como objetivo principal, promover uma completa integração entre todos os estudantes do curso através da realização de palestras sobre a vida na universidade e apresentações de trabalhos dos discentes de Letras. Entretanto, juntamente ao objetivo principal da Semana encontrava-se também outro objetivo, quiçá o mais importante de todos: a realização de um trote solidário com arrecadação de alimentos não-perecíveis para doação a Fundação Casa de Santa Bárbara.
Sendo assim, a Semana de Integração ocorreu entre os dias 08 e 12 de agosto e contou com muitas atividades para os futuros estudantes de Letras da universidade. E tudo ficou registrado através da nossa objetiva - veja alguns registros, ainda nesse post.
Começamos nossas atividades na segunda-feira às 18h e a realização da aula magna, que ocorreu no auditório do campus da UFRRJ em Nova Iguaçu, marcou a abertura da Semana de Integração e o início do segundo semestre letivo de 2011. E já durante a aula, alguns estudantes integrantes do Centro Acadêmico de Letras estiveram presentes para recepcionar os novos alunos.
Seguimos a Semana, e no dia 09 de agosto, terça-feira, o Centro Acadêmico de Letras iniciou suas atividades, junto aos calouros, explicando um pouco da história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ao longo dos seus 100 anos de existência. E com um passeio por fotos antigas e atuais, os novos estudantes puderam ver a trajetória da Universidade, que no ano de 2006 chegou à cidade de Nova Iguaçu. Mas também viram, através do relato de Márcio André, aluno da primeira turma de Letras do campus Nova Iguaçu, que os estudantes tiveram um papel fundamental ao se mobilizarem nas ruas para protestar contra a demora na entrega da construção das obras do prédio que hoje abriga o campus Nova Iguaçu.
Para essa tarefa contamos com a presença de Jhuly Xavier e Daniela Toscano explicando aos alunos sobre a Bolsa permanência e sobre as vagas de estágio em diversos setores do campus; Valéria Lourenço e Stephanie Nunes falaram sobre as atividades desenvolvidas por elas e mais quinze estudantes no Programa de Educação Tutorial - PET/Conexões de Saberes Dialogando e interagindo com múltiplas realidades e saberes na Baixada Fluminense; Lívia de Lourdes, Caroline e Thaísa Nascimento esclareceram questões relacionadas ao projeto Ensino de Gramática na Baixada Fluminense, em que elas atuam junto ao professor Dr. Fernando Vieira (UFRRJ campus Nova Iguaçu) e que tem o apoio da FAPERJ; a aluna Amanda falou sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID; E a explicação sobre bolsas de monitoria ficou a cargo de Juan Nahuel, que é um dos monitores do Centro de Línguas da UFRRJ - CELING.
Finalizando essa parte das apresentações, houve também esclarecimentos sobre os intercâmbios que aconteceram e acontecerão na UFRRJ. Um deles é o Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI, um convênio entre a UFRRJ e a Universidade de Coimbra, que selecionou no último mês, um grupo de 28 estudantes da UFRRJ para cursar 4 semestres na Universidade de Coimbra.
E continuando as apresentações das bolsas, a UFRRJ também mantém um convênio com o Programa ANDIFES/SANTANDER de mobilidade nacional, onde o estudante selecionado recebe uma ajuda mensal para estudar em qualquer universidade federal do Brasil pelo período de seis meses; e também há em andamento o Programa CAPES/FIPSE, um intercâmbio internacional, firmado entre algumas instituições brasileiras e norte-americanas de ensino superior, que em março deste ano selecionou onze estudantes da UFRRJ, para estudarem por um semestre nos Estados Unidos da América, ao longo dos anos de 2012, 2013 e 2014 e que também receberá doze estudantes de instituições americanas ao longo destes anos para uma temporada de 6 meses na UFRRJ. Vale ressaltar que três estudantes norte-americanas, participantes do intercâmbio, já se encontram desde o início de agosto na instituição.
Também contamos com os estudantes apresentando alguns projetos que estão sendo desenvolvidos na UFRRJ, campus Nova Iguaçu, entre eles, os cursos de extensão, os cursos do Centro de Língua da UFRRJ – CELING, os projetos do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos Afro – Brasileiros - LEAFRO, a primeira edição da Revista eletrônica dedo d’ prosa, coordenada pela professora Dra.Camila do Valle e o projeto de um Pré-enem, idealizado pelo grupo PET/Conexões de Saberes, mas que conta com apoio de diversos alunos para sua implementação no campus de Nova Iguaçu.
Continuando a Semana, na quarta feira, os calouros humanos assistiram a uma série de comunicações apresentadas pelos estudantes de Letras de diferentes períodos. E abrindo as comunicações, tivemos o aluno Felipe Constâncio, trazendo um retrato do professor de Língua Portuguesa através de Ludgero Barata, segundo a obra de Machado de Assis; seguimos com Mariana Figueiredo apresentando A metáfora da lanterna, ou, uma metáfora sobre o conhecimento e traçando um panorama sobre os diversos tipos de professores que encontramos ao longo da vida arrancou risadas calourosas. Daniela Toscano, instigou os alunos ao apresentar um pouco sobre a vida e a obra de Caio Fernando Abreu; Anderson Rodrigues, emocionou ao fazer a leitura da Última crônica de Fernando Sabino e fez a leitura dramatizada da crônica de sua autoria O dia em que salvei Vinícius e, encerrando as comunicações, a aluna Valéria Lourenço apresentou Benjamin, Baudelaire e a modernidade e a figura do flâneur, um cronista do cotidiano.
Na quinta-feira foi o dia dedicado a apresentar aos novos discentes de Letras, seus professores pelos próximos quatro anos. Também conheceram a coordenação do curso, o currículo dos docentes e seus respectivos projetos em andamento.
Enfim, para encerrar a semana, na sexta-feira aconteceu a realização de um café literomusical iniciada com um café da manhã e em seguida a apresentação dos alunos: Ana Paula dos Santos, Anderson Rodrigues, Andresa Bernardino, Letícia Cedro e Stella Baptista cantando poemas musicados de Pablo Neruda. Alexandra, nossa mestre de cerimônias e Juan Nahuel, emocionaram ao declamarem diversos poemas, crônicas e versos, agora já com a participação de diversos alunos, entre eles, Celso e sua Utopia II, Wallace Benjamin e a leitura de Galeano, Valéria Lourenço fazendo a leitura de Pessoa e a caloura Sônia com um verso de Caio F. “hoje eu só quero que o dia termine bem”, e parece que os anjos disseram amém, pois a Semana terminou muito bem, maravilhosamente bem.
As fotos na íntegra estão no Grupo do facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário