A Semana de Integração dos calouros do curso de Letras 2012.1 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – campus Nova Iguaçu, organizada pelos integrantes do Centro Acadêmico de Letras, tem como objetivo principal, promover uma completa integração entre todos os estudantes do curso através da realização de palestras sobre a vida na universidade e apresentações de trabalhos dos discentes de Letras. Soma-se ao propósito da Semana de Integração, arrecadar alimentos juntamente com os outros cursos para doação a alguma instituição, esse é o nossoTrote Solidário.
A integração ocorreu entre os dias 05 e 09 de março de 2012 e contou com diversas atividades para os recém-chegados estudantes de Letras.
Começamos nossas atividades na segunda-feira (dia 5) às 18h e a realização da Aula Magna, que ocorreu no auditório do campus da UFRRJ em Nova Iguaçu, marcou a abertura da Semana de Integração e o início do primeiro semestre letivo de 2012. E durante a Aula, alguns estudantes integrantes do Centro Acadêmico de Letras estiveram presentes para recepcionar os novos alunos.
No dia 06, a partir das 08h da manhã, o aluno Juan Nahuel iniciou os trabalhos recepcionando os calouros e promovendo um bate-papo para que todos pudessem falar um pouco sobre suas expectativas para o início dessa jornada acadêmica. Os alunos também puderam conhecer um pouco da história da UFRRJ e do campus Nova Iguaçu, através da aluna Valéria Lourenço. Os estudantes conheceram mais sobre as bolsas acadêmicas com que poderão ser beneficiados, entre elas: PET, PIBID, PIBIC, PROIC e Bolsa Permanência. Para essa tarefa, ontamos com o apoio de Daniela Toscano, Jhully Xavier e Luciano Marques para falar um pouco mais sobre esses benefícios para os novos alunos. Os calouros também ficaram sabendo um pouco mais sobre as oportunidades de intercâmbio, nacional e internacional que a UFRRJ, em convênios com istituições parceiras, proporciona aos seus alunos.
Após um intervalo de 10 minutos, os calouros retornaram a sala para assistir às apresentações de alguns trabalhos dos alunos. A aluna Edyanna Oliveira trouxe um estudo sobre a Intertextualidade e mostrou diversos exemplos em textos literários e letras de músicas; Juliane Ramalho e Luiza Puntar falaram sobre Machado de Assis e nos mostraram: " Machado fora da "embalagem" - por uma visão (simples) mente Machadiana!; em seguida o trio: Carla da Nóbrega, Felipe Constâncio e Lucile Cavadas apresentou uma breve interpretação do texto "São Bernardo", de Graciliano Ramos; Mariana Figueiredo colocou a "Aula de Literatura em xeque" e iniciou prendendo nossa atenção om leituras de uma história sobre escola e em seguida, com outro texto causou arrepios com uma cena de terror de Stephan Zweig, tudo isso para falar um pouco sobre o papel do professor de Literatura e encerramos com a aluna Valéria Lourenço apresentando o livro "Um defeito de cor" de Ana Maria Gonçalves, através de imagens da cidade de São Salvador.
Após um intervalo de 10 minutos, os calouros retornaram a sala para assistir às apresentações de alguns trabalhos dos alunos. A aluna Edyanna Oliveira trouxe um estudo sobre a Intertextualidade e mostrou diversos exemplos em textos literários e letras de músicas; Juliane Ramalho e Luiza Puntar falaram sobre Machado de Assis e nos mostraram: " Machado fora da "embalagem" - por uma visão (simples) mente Machadiana!; em seguida o trio: Carla da Nóbrega, Felipe Constâncio e Lucile Cavadas apresentou uma breve interpretação do texto "São Bernardo", de Graciliano Ramos; Mariana Figueiredo colocou a "Aula de Literatura em xeque" e iniciou prendendo nossa atenção om leituras de uma história sobre escola e em seguida, com outro texto causou arrepios com uma cena de terror de Stephan Zweig, tudo isso para falar um pouco sobre o papel do professor de Literatura e encerramos com a aluna Valéria Lourenço apresentando o livro "Um defeito de cor" de Ana Maria Gonçalves, através de imagens da cidade de São Salvador.
O dia 7 de março, quarta feira, foi reservado para apresentação do curso pelos professores e coordenação, na qual cada um falou sobre seus projetos de pesquisa e cursos de extensão. Informações como: os tipos de bolsas existentes na Rural, dados estatísticos relacionados ao curso de Letras na UFRRJ, entre outras, ficaram, em sua maioria, sob a responsabilidade da professora e vice-coordenadora do curso: Maristela Pinto. A coordenação, constituída pelo professor Rondininni (Coordenador de Letras), professora Maristela (Vice-Coordenadora de Letras) e professora Viviane (Suplente) esteve quase toda presente, com exceção do Coordenador que se ausentou por motivos de saúde. Seguem abaixo algumas fotos das apresentações dos professores.
Após o término, alguns integrantes do Centro Acadêmico de Letras Ipsis Litteris levaram os alunos para um passeio pela Universidade.
O "passeio" pelo campus terminou na cantina.
A quinta-feira, dia 08, começou com a oficina "Por dentro do Novo Acordo Ortográfico" ministrada pela professora Nely Mendes (UNIGRANRIO). Nesta oficina, calouros e veteranos puderam sanar muitas dúvidas em relação ao tão polêmico e temido Novo Acordo Ortográfico que entrará em vigor a partir de dezembro do ano corrente. A professora Nely apresentou sua aula de forma simples e muito bem-humorada.
Logo após tivemos apresentação da aluna Juliana Rodrigues falando sobre Vigostsky, e a prática na sala de aula. Celso Filizola, aluno do 7º período, apresentou o trabalho "Pedagogia de la Autonomia - uma reflexión acerca del ideario del educador Paulo Freire" e as alunas Rachel Moraes e Nathália Costa - 4º período apresentaram alguns mitos e verdades acerca do ensino e aprendizagem do Espanhol na Universidade.
No último dia, infelizmente, o casal David Garcelán e Joana não pôde comparecer, todavia ocorreu a exibição do vídeo "O perigo da história única", onde a escritora nigeriana Chimamanda Adichie traz uma série de reflexões provocadoras para nossa vida acadêmica e social. Em seguida, aconteceu o café coletivo e a Performance litero-musical, onde vários alunos declamaram poemas de diversos autores. Tivemos versões en Español como o fez o aluno Celso Filizola e também em português. Pudemos ouvir os alunos recitarem Mário de Andrade, Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes, entre outros; versos de cantores como Renato Russo e também o verso da música de abertura da novela "Mulheres de areia" citada por Maycon F. Miliorini. Houve também apresentação de Stella Alves e Mauro Vasconcellos cantando músicas para embalar o fim da Semana de Integração e início de uma caminhada de quatro anos. A Semana de Integração terminou com a exposição de diversas poesias, músicas e frases no VARAL POÉTICO, afinal, as Letras movem nosso mundo.
Assim, mais uma vez, a Semana de Integração foi um sucesso. Esperamos que tudo assim permaneça não só nesta primeira Semana como em todos os anos destes novos ingressantes e companheiros de curso.
Aproveitamos para agradecer a todos que contribuíram para a realização de mais uma Semana. Aos coordenadores de curso, professores, aos companheiros do Centro Acadêmico, em especial a aluna Alexandra Moraes, que apesar de não estar presente fisicamente, estava a todo o momento conectada na internet mandando boas energias. Aos demais alunos que foram nos prestigiar, entre eles, Paula, Cátia, Neide (meninas do PARFOR), Carolina Bernardo, Francisco Chagas, Mauro Vasconcellos, Thaiza Nascimento, Hugo Ramatis, Danila Toscano, Rafela Argolo, Celso Filizola, Douglas Caldeiras entre outros. Nosso muito obrigado!
adorei!! adoro fazer parte disso!!
ResponderExcluirÀ noite vai ter lua cheia! Uhuu!
ResponderExcluir